domingo, 1 de outubro de 2006

Haverá segundo turno

Aleluia! O inacreditável, ainda há alguns dias, aconteceu. A eleição presidencial vai para o segundo turno, com Lula e Geraldo Alckmin. Neste momento, às 22h30 do domingo, o que garante esse resultado é o atraso na apuração dos votos no estado de São Paulo.
Em todo o país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, às 22h10 já tinham sido apuradas 90,98% das cédulas eleitorais habilitadas, de 125,9 milhões. Desse total, que sem os brancos e nulos resultava, no horário, em 87,2 milhões de votos válidos, Lula ficava com 49,34% e Alckmin com 40,79%.
Ocorre que, em São Paulo, a apuração estava ainda em 66,72%, com Alckmin livrando uma vantagem de cerca de 2,7 milhões de votos em relação a Lula. E como o estado possui um eleitorado gigantesco, de 28 milhões, menor em apenas cerca de 6 milhões ao de todo o Nordeste e francamente favorável ao ex-governador paulista (55% contra 36% de Lula, com dois terços dos votos apurados), a tendência que surgia nítida no horário era a de Alckmin subir e Lula descer até o final da apuração.
E sem os 50% mais 1 dos votos válidos que garantiriam sua reeleição já neste domingo, o presidente-candidato não tem outro remédio a não ser ir para o segundo turno. Azar dele e sorte do país.

Nenhum comentário: